Renato Batista

A site of a sysadmin guy

Sorte é pros fracos [atualizado]

By zenatuz | 7 de November de 2012 | 0 Comment

Sorte é pros fracos, o título é meio forçado, mas expressa justamente o que tenho passado nos últimos dias.

Como já é conhecimento geral, as empresas de telecomunicações no nosso Brasil, fazem o que querem, quando querem e da forma que querem com o cliente e o processo pra que consiga valer um direito é burocrático e demorado na maioria das vezes, por isso muita gente acaba deixando pra lá.

Minha novela começou há 11 dias atrás, quando soube de uma promoção da vivo de uma operadora onde vários aparelhos estavam com um belo desconto, chegando até a 70% pra alguns modelos, conforme blog da própria operadora (http://www.vivoblog.com.br/duvidas-sobre-precos-reduzidos-na-loja-online.html).

Fui todo feliz e contente com a certeza que iria trocar meu celular velho de guerra que ultimamente só me passava raiva, por um Samsung Omnia W, um aparelho intermediário com Windows Phone 7.5. Teria então um novo aparelho com um Sistema Operacional que já queria testar há um tempo por um ótimo preço, R$229,00.

Tudo correndo bem, até que cerca de 1 semana depois, pedido confirmado, pagamento autorizado pelo cartão, fui pego de surpresa quando não conseguia acompanhar no site o status do pedido, pois a loja ficou fora do ar e permanece até agora. Liguei no atendimento e em várias ligações diferentes, em horários diferentes, só existia uma certeza, que o pedido foi cancelado e não existe um motivo comum, pois a cada ligação os atendentes informam um motivo diferente, fico até imaginando se existe algum software pra gerar desculpas aleatórias ou se os atendentes são muito criativos mesmo, mas duvido da última.

Resolvi então procurar alguns advogados conhecidos pra saber a melhor forma de fazer valer meu direito como consumidor, todos recomendaram sem pestanejar que fizesse uma reclamação no Juizado de Pequenas Causas, e é o que pretendo fazer. E para minha feliz surpresa, acompanhando como anda a situação de outras pessoas nas redes sociais, constatei que várias pessoas estão passando pela mesma situação (http://www.pontogeek.com.br/blog/procon-orienta-clientes-da-loja-online-da-vivo/) com reclamações no Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br/) e no PROCON, tanto que o PROCON SP exigiu explicação da empresa (https://twitter.com/proconspoficial/statuses/265808541250633728).

No decorrer dessa longa jornada, irei atualizar com novas informações sobre essa saga.

[Atualização]

O prazo da audiência  no Juizado de Pequenas Causas ia demorar muito, no mínimo 5 meses, então na última quarta-feira (14/11) resolvi registrar uma reclamação no PROCON e torcer pra ter solução num prazo muito menor, para minha rápida surpresa na sexta-feira 16/11 (apenas 2 dias, com direito a feriado no intervalo) a Vivo resolveu entregar o aparelho. Então fica a dica, se  você não reclama seus direitos por achar muito trabalhoso, saiba que fazendo da forma certa, cedo ou tarde seus direitos serão respeitados como consumidor.

0 Comments

Leave a Reply