Renato Batista

A site of a sysadmin guy

DLNA, o protocolo mágico

By zenatuz | 1 de June de 2013 | 2 Comment

Digital Living Network Alliance

Você já pensou em quanto seria bacana você assistir um vídeo que acabou de baixar no pc na sua tv sem muito ou nenhum esforço, ou ver as fotos que tirou da viagem no celular direto na TV? Tudo isso com alguns poucos cliques ou toques? Isso já é possível para quem tem equipamentos da Apple, através do icloud ou airplay, mas e se você não gosta ou não tem os equipamentos da Apple? É aí que entra um recurso bacana que muita gente não conhece, o DLNA.

O que é?

DLNA – É a sigla para Digital Living Network Alliance, ou em tradução livre, Aliança para Redes Domésticas Digitais. É um protocolo desenvolvido para compartilhamento de mídia entre dispositivos eletrônicos, mesmo que sejam de diferentes fabricantes, numa mesma rede. Por exemplo: você pode acessar suas músicas, fotos e vídeos do seu pc, celular ou tablet direto na tv, videogame, blue ray, etc. Isso tudo usando sua rede doméstica, seja cabeada ou sem fio. Se quer entender melhor veja o link na wikipedia que possui muitas informações, desde a história até termos bem técnicos, http://pt.wikipedia.org/wiki/DLNA. Ainda não entendeu? Então veja o diagrama.

Digital Living Network Alliance

Agora que viu o diagrama e entendeu, se é que ainda não tinha entendido :p, deve estar se perguntando, e agora José, como fazer uso disso em minha casa? Antes de botar a mão na massa você deverá ter algumas informações sobre os seus dispositivos da sua casa, como o modelo da sua TV ou Blueray, que será o dispositivo que irá se conectar ao computador e executar os arquivos.

Uma vez com o modelo em mãos, você deverá localizar o manual do mesmo no site do fabricante, e se certificar que o aparelho suporte o protocolo DLNA, alternativamente, você também poderá procurar seu aparelho no link que possui vários filtros como tipo de dispositivo e tipo de recurso que deseja: http://www.dlna.org/consumer-home/look-for-dlna/product-search. Vou focar o artigo na configuração do programa em seu computador, mas para outros dispositivos o processo é similar, onde você deverá identificar um software para o seu dispositivo, se ele já não tiver o recurso incorporado.

Existem inúmeros softwares que funcionam como servidor de conteúdo para outros dispositivos DLNA, irei demonstrar o TVMOBiLihttp://www.tvmobili.com/, que em meus testes foi o que apresentou melhor resultado para meus dispositivos. Se você não utilizar muito irá te atender bem e não terá custo nenhum, pois você tem 10GB de transferência, mas se utilizar bastante poderá pagar uma taxa mensal pelo uso ilimitado

Passo 1: Download e Instalação

Acesse o link: http://www.tvmobili.com/download.php, baixe e instale no seu sistema, possui versões para vários sistemas, inclusive versões para linux arm (dá pra instalar no raspberry pi também :D). Não vou abordar a instalação do mesmo, pois cada sistema possui sua particularidade.

Passo 2: Configuração

Acesse o programa pelo atalho ou pelo endereço http://127.0.0.1:30888/__index, você será então guiado por um assistente para a configuração inicial.

Endereço para acesso

Assistente de Configuração

Para iniciar clique em NEXT para exibir a próxima tela. Mapeamento de diretórios Por padrão, o tvmobili já vem com os diretórios padrões do sistema listados, caso queira remover algum, basta clicar no X vermelho. Caso queira adicionar outros diretórios com conteúdo, clique na opção ADD ANOTHER FOLDER…, escolha a pasta e clique em submit, repita para cadastrar todos os diretórios que deseja.

Adicionando diretórios

Após cadastrar os diretórios desejados e avançado o assistente, será exibida essa tela para um rápido cadastro, preencha com seus dados e clique em NEXT para efetivar o cadastro. Cadastro Ao finalizar, será exibida uma tela informando que poderá levar algum tempo entre o tvmobili completar a varredura nos diretórios listados, caso não tenha uma biblioteca gigante de arquivos, o processo deverá ser rápido. Finalizando a configuração Quando clicar em FINISH você será levado para a página do aplicativo, onde verá algumas informações, como seu conteúdo, separado por tipo após varredura dos diretórios, além de outras opções como configurações, status, transcoding, etc. Tela do aplicativoPasso 3: Acessando o conteúdo na TV

Agora que já finalizou a configuração do aplicativo, você poderá acessar o conteúdo a partir do seu dispositivo preferido que suporte o protocolo DLNA, no exemplo utilizarei minha TV, Samsung da série EH5300.

No caso da minha TV, basta escolher o tvmobili na seleção de entrada (input).

Seleção de fonte de entrada na tv

Após escolher o tvmobili como fonte de entrada, escolha o tipo de conteúdo que deseja acessar, seja áudio, foto ou vídeo. Navegue nas pastas até chegar ao conteúdo desejado.

WP_20130601 1Para finalizar desfrute de seu conteúdo multimídia em sua tv sem trabalho extra como copiar o arquivo para um pendrive ou plugar um cabo HDMI.

Vídeo via DLNAConclusões

Escolhi o tvmobili pois foi o software que melhor funcionou pra mim, pois tive problemas como alguns tipos de arquivos e legendas quando testei outras soluções, com ele, tudo funcionou bem e sem muito esforço.

Em alguns momentos tive problemas de queda da conexão, mas acabei identificando o vilão da história, o meu roteador wifi velho de guerra, e mesmo sendo velho, suporta vídeos em 720 e 1080 perfeitamente na tv.

E aí, o que achou? Deixe seu feedback nos comentários do post. 😀

2 Comments

Leave a Reply